Em meio às dificuldades na sua primeira temporada com a Ferrari, o futuro de Lewis Hamilton tem sido um dos tópicos mais discutidos no mundo da Fórmula 1. O ex-piloto e comentarista Ralf Schumacher, irmão do lendário Michael Schumacher, emitiu uma análise contundente, sugerindo que o heptacampeão pode estar vivenciando o “início de um processo” que culminaria em sua aposentadoria.
A perspectiva de Schumacher vem de uma observação direta da performance de Hamilton em relação ao seu companheiro de equipe, Charles Leclerc. “Na verdade, esse é um processo bastante simples. Você vê seu companheiro de equipe fazer algo e tenta, tenta e tenta – e simplesmente não consegue fazer funcionar”, explicou Schumacher. “Em algum momento você pensa: ‘Bem, já tentei de tudo com esse carro. O cara é simplesmente melhor’. E então esse processo começa”.
Em outras declarações, Schumacher aprofundou sua preocupação. “Ele está começando a ficar travado, e isso me preocupa. Sei como é isso, também pilotei”, disse ele, traçando um paralelo com sua própria experiência na DTM. “Em algum momento, ele acorda de manhã e pensa: ‘Por que ainda estou fazendo isso comigo? Não me divirto mais, não consigo mais lidar. Estou atrapalhando minha equipe’. E realmente vejo isso acontecendo”. Schumacher sugere que, se a situação não melhorar, Hamilton pode optar por se aposentar antes do fim de seu contrato com a Ferrari, um movimento que ele mesmo fez em sua carreira.