O mundo do automobilismo está de luto. Greg Biffle, ex-piloto da NASCAR e um dos nomes mais respeitados do esporte a motor norte-americano, morreu nesta quinta-feira (18) em um acidente aéreo na Carolina do Norte. Ele estava acompanhado de sua esposa, Cristina Biffle, e seus dois filhos, Emma, de 14 anos, e Ryder, de cinco.
A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos e o Aeroporto Regional de Statesville, localizado a cerca de 70 km ao norte de Charlotte, confirmaram que um avião caiu durante o procedimento de pouso pouco após as 10h, horário local (12h em Brasília).
A aeronave envolvida era um Cessna C550, registrado em nome da GB Aviation, empresa da qual Biffle era diretor. Segundo o relatório preliminar estava chovendo na região do aeroporto no momento do acidente, uma testemunha presente no local afirmou ter visto fumaça e fogo logo após a queda.
As autoridades seguem investigando as causas do acidente.
Nascido em Vancouver, no estado de Washington, Biffle iniciou sua carreira em ovais curtos e chamou a atenção ao competir na Winter Heat Series no final de 1995. Sua performance impressionou o campeão da NASCAR Benny Parsons, que o apresentou a Jack Roush. Sua estreia nas divisões da NASCAR veio já no ano seguinte, na Busch Series (atual O’Reilly Auto Part Series).
Em 1998, Biffle foi para a Truck Series com a Roush Racing, terminando em oitavo em sua primeira temporada completa. Ele foi vice-campeão em 1999 e conquistou o título em 2000, superando o então novato Kurt Busch. Com isso, retornou à Busch Series em 2001, ainda com a Roush, e surpreendeu ao terminar o campeonato em quarto. Logo na temporada seguinte, conquistou o título.
Antes mesmo do título da Busch Series, Biffle já competia em algumas provas da Cup Series. Nos anos seguintes, enquanto disputava de forma integral a categoria principal, ele seguia no grid da Nationwide, chegando a disputar 90% das provas em algumas temporadas.
Biffle disputou de forma integral a Cup Series entre 2003 e 2016, somando 19 vitórias neste período e tendo como melhor posição final o vice-campeonato de 2005 com a Roush Racing.
Após sua aposentadoria das competições em tempo integral, seguiu correndo de forma esporádica nas categorias da NASCAR, incluindo a Cup Series e a Superstar Racing Experience em 2022, ao lado de Hélio Castroneves e Tony Kanaan. Em 2025, Biffle voltou às pistas, disputando duas provas da ARCA Menards Series West, conquistando um terceiro lugar no Tri-City Raceway e um quarto em Portland.
Mesmo sem conquistar um título da Cup Series, Biffle deixa um grande legado ao esporte a motor norte-americano. Em 2023, foi eleito um dos 75 Melhores Pilotos da NASCAR, em celebração aos 75 anos da Associação. Além disso, ele foi indicado ao Hall da Fama da categoria, e havia expectativa de que fosse introduzido em breve.
Sua última vitória é lembrada até hoje pelos fãs da NASCAR. Em 2019, no Texas Motor Speedway, Biffle foi à pista com a Kyle Busch Motorsport e venceu de forma surpreendente, mesmo estando há quase três anos longe das competições.
Fora do mundo do esporte a motor, Biffle deixou sua marca após trabalhar no auxílio às vítimas do Furacão Helena. Ele participou do resgate realizando voos de helicóptero para retirada de pessoas ilhadas, demonstrando seu compromisso com a comunidade.
🔗 Junte-se à nossa comunidade!
👉 Entre no nosso grupo no WhatsApp para receber novidades, trocar ideias e ficar por dentro de tudo em tempo real.
📺 E não esqueça de se inscrever no nosso canal no YouTube para vídeos exclusivos, curiosidades e muito mais!
