Joshua Dürksen iniciou a temporada 2025 da Fórmula 2 com um resultado expressivo ao vencer a corrida sprint no circuito de Albert Park, na Austrália. A vitória, conquistada na madrugada de sábado (15) pelo horário de Brasília, pegou até mesmo o próprio piloto da AIX de surpresa. Durante a coletiva de imprensa pós-corrida, o paraguaio admitiu que não imaginava lutar pelo triunfo ao longo do fim de semana, mas celebrou o desempenho sólido e destacou a importância do trabalho com a equipe.
“Vencer na Austrália é algo que realmente não passou pela minha cabeça quando cheguei para o fim de semana”, afirmou Dürksen. “Sabia que teria um bom ritmo, que estaria competitivo, mas não sei por que não considerei a possibilidade de ganhar logo na primeira corrida. Aí, quando vi que largaria em segundo, pensei: ‘Ok, é possível, vamos fazer acontecer’. Estou muito feliz de começar o campeonato assim”.
Largando da segunda posição devido à inversão do grid na prova curta, Dürksen assumiu a liderança logo na primeira curva ao ultrapassar Leonardo Fornaroli. Durante a corrida, precisou lidar com duas relargadas causadas pelo acionamento do safety car, mas manteve o controle e cruzou a linha de chegada com uma vantagem de 2s1 sobre o rival da Invicta.
Ao contrário de adversários como Arvid Lindblad, Gabriele Minì, Luke Browning, Dino Beganovic e Oliver Goethe, que fazem sua temporada de estreia na Fórmula 2, Dürksen já soma um ano de experiência na categoria. O paraguaio destacou que esse conhecimento prévio pode ser um diferencial na luta pelo topo em 2025.
“Sem dúvidas, ter essa experiência anterior faz uma grande diferença. Agora posso aprender com os muitos erros de novato que cometi no ano passado. Lembro que na Austrália errei em alguns momentos, então me certifiquei de não repetir este ano”, explicou.
Dürksen ressaltou ainda que, apesar de muitos dos estreantes conhecerem as pistas devido à passagem pela Fórmula 3, a adaptação ao carro da F2 é um desafio. “Os pilotos que vieram da F3, claro, já correram nesses circuitos, mas o carro da F2 é muito diferente. Isso acaba sendo um ponto extra a meu favor. Se continuarmos trabalhando duro como estamos fazendo agora com a equipe, podemos ter uma grande temporada juntos”, concluiu.
🔗 Junte-se à nossa comunidade!
👉 Entre no nosso grupo no WhatsApp para receber novidades, trocar ideias e ficar por dentro de tudo em tempo real.
📺 E não esqueça de se inscrever no nosso canal no YouTube para vídeos exclusivos, curiosidades e muito mais!