Will Power conquistou neste sábado (10) seu primeiro pódio da temporada 2025 da Indy, ao terminar em terceiro lugar no GP de Indianápolis. No entanto, mesmo com o bom resultado, o experiente piloto da Penske não ficou totalmente satisfeito. O motivo? Ele alega que não realizou nenhuma ultrapassagem em pista durante a corrida, e por isso acredita que mudanças no regulamento, especialmente no uso de pneus e no push-to-pass, são necessárias para aumentar a competitividade nas etapas.
O bicampeão da categoria valorizou a estratégia da equipe e a eficiência nos boxes como responsáveis diretos pelo resultado. “Foi um dia sólido, mas não ultrapassei ninguém em pista. Foi como em Barber. Só ganhei posições com estratégia e ritmo forte no overcut”, explicou Power.
A Indy implementou para este ano uma exigência à fornecedora Firestone para diferenciar melhor os pneus macios e duros. A intenção era forçar estratégias variadas, mas nas etapas anteriores isso acabou levando os times a evitarem o uso do composto macio, substituindo-o rapidamente nas primeiras voltas.
Na corrida de Indianápolis, a categoria impôs a obrigatoriedade de uso de dois jogos de cada tipo de pneu, o que foi bem recebido por Power. Ainda assim, o australiano vê necessidade de ir além.
“Gostei da ideia de ter de usar dois jogos de cada tipo de pneu. Isso nos força a pensar mais na estratégia, mas para termos mais ação em pista, talvez fosse interessante pensar também em ajustar o push-to-pass. O nível dos carros está muito equilibrado, então algo precisa mudar para estimular as ultrapassagens”, sugeriu.
Power ainda brincou com a possibilidade de aplicar uma regra semelhante em Detroit, dizendo que “seria muito mais interessante se tivéssemos que fazer dois stints com os pneus macios” na próxima etapa.