A Indy novamente identificou irregularidades durante a inspeção pós-corrida, desta vez envolvendo o carro nº 14 de Santino Ferrucci, da AJ Foyt Racing. Apesar da infração, o piloto americano manteve o segundo lugar conquistado no GP de Detroit, o melhor resultado de sua carreira na categoria.
Diferente do que aconteceu na Indy 500, quando pilotos como Kyle Kirkwood, Marcus Ericsson e Callum Ilott foram rebaixados no resultado final, Ferrucci não perdeu sua posição. Contudo, a equipe foi multada em US$ 25 mil e sofreu a perda de 25 pontos tanto no campeonato de pilotos quanto de equipes. O ponto extra por ter liderado uma volta também foi retirado, além da exclusão da pontuação de motor e da premiação em dinheiro.
A inspeção revelou que o lastro do piloto, que deveria igualar o peso total do piloto e do lastro a 185 libras, estava abaixo do limite permitido pela tolerância de 0,00 a +1,00 libra. Apesar disso, o carro estava 10 libras acima do peso mínimo exigido para pistas de rua, de 1.785 libras, garantindo que o veículo competisse dentro das normas quanto ao peso total.
O regulamento de peso igualitário, estabelecido pela IndyCar para equilibrar as diferenças físicas entre os pilotos, foi criado após a chegada de Danica Patrick na categoria nos anos 2000. A regra obriga pilotos mais leves a utilizarem lastro extra para evitar vantagens no desempenho.
No caso de Ferrucci, conhecido por ser um dos pilotos mais leves do grid, a infração foi considerada de natureza processual: o lastro não atingiu o peso mínimo exigido e não estava corretamente posicionado, mas o carro como um todo estava acima do peso regulamentar.
A punição fez Ferrucci cair da décima para a 14ª posição no campeonato de pilotos.
A AJ Foyt Racing divulgou uma nota oficial reconhecendo o erro:
“Reconhecemos e aceitamos a penalidade por estarmos 1,8 libra abaixo do peso requerido para o lastro do piloto. Foi um descuido não intencional e assumimos total responsabilidade. Nosso carro estava 10 libras acima do mínimo permitido, e não houve intenção de obter vantagem. Vamos aprimorar nossos processos para evitar futuras ocorrências. Agradecemos à IndyCar pela seriedade e seguimos comprometidos com uma competição justa para nossos fãs e parceiros.”
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