A décima etapa da temporada 2025 da Indy, disputada neste domingo (6) em Mid-Ohio, teve todos os ingredientes de uma grande corrida: estratégia, emoção, reviravoltas e drama na reta final. Quem levou a melhor foi Scott Dixon, que brilhou ao fazer uma parada a menos que os rivais e herdou a liderança após um erro de Álex Palou, garantindo mais uma vitória em sua carreira.
O piloto da Chip Ganassi Racing venceu sua 59ª prova, ficando a apenas oito triunfos do recorde histórico de A.J. Foyt. Palou, que largou da pole e liderou grande parte da corrida, escorregou na curva 9 a cinco voltas do fim e acabou em segundo. Christian Lundgaard, da Arrow McLaren, completou o pódio com uma atuação sólida.
A corrida começou com Palou se mantendo na liderança, seguido por Lundgaard e Simpson. Ainda na primeira volta, uma rodada de Josef Newgarden causou a primeira bandeira amarela, envolvendo também Graham Rahal. Will Power teve contato com Scott McLaughlin, mas continuou na pista, até abandonar por problemas no motor na volta 13.
Com a primeira janela de pit-stops aberta na volta 25, estratégias começaram a divergir. Dixon optou por alongar seu stint, enquanto Palou seguiu uma abordagem mais convencional. Um novo incidente, envolvendo Christian Rasmussen, trouxe outra bandeira amarela na volta 31.
Na fase final, tudo parecia encaminhado para uma vitória de Palou, que reassumiu a ponta após as últimas paradas. Mas, na volta 70, o espanhol cometeu um erro, escapando da pista sozinho e permitindo que Scott Dixon assumisse a liderança.
Mesmo com a pressão de economizar combustível e pneus, Dixon gerenciou o carro com maestria e cruzou a linha de chegada com uma vitória estratégica, para delírio da família presente nas arquibancadas.
Em entrevista após a corrida, Dixon exaltou o trabalho da equipe Ganassi e admitiu que a ideia de parar uma vez a menos partiu dele. Segundo o neozelandês, a manobra de Palou foi inesperada:
“Vi que ele saiu da pista na curva 9 e soubemos aproveitar. Foi difícil, mas fantástico. É especial ter toda a família aqui. Acho que foi a primeira vez que meu filho viu uma vitória minha ao vivo”, disse emocionado.
Top 10 – GP de Mid-Ohio 2025 (IndyCar):
Scott Dixon (Chip Ganassi Racing)
Álex Palou (Chip Ganassi Racing)
Christian Lundgaard (Arrow McLaren)
Colton Herta (Andretti)
Pato O’Ward (Arrow McLaren)
Felix Rosenqvist (Meyer Shank)
Marcus Armstrong (Meyer Shank)
Kyle Kirkwood (Andretti)
- Rinus VeeKay (Dale Coyne)
Kyffin Simpson (Chip Ganassi Racing)