Uma polêmica envolvendo a Indy e o governo dos Estados Unidos tomou conta das redes sociais nesta semana. O motivo foi uma imagem gerada por inteligência artificial, publicada pelo Departamento de Segurança Interna (DHS), que mostrava um carro da IndyCar estilizado com logotipo da ICE (Agência de Imigração e Alfândega) ao lado de um presídio, promovendo um novo centro de detenção para imigrantes no estado de Indiana.
A arte digital — usada em uma publicação conjunta dos perfis da Casa Branca e da ICE — trazia a legenda “The Speedway Slammer”, fazendo um trocadilho com o famoso circuito Indianapolis Motor Speedway, localizado na cidade de Speedway, próxima ao local escolhido para o novo presídio: a base militar Camp Atterbury.
Além da imagem controversa, chamou atenção o uso do número #5, mesmo utilizado por Pato O’Ward, piloto da McLaren e um dos nomes mais populares da atual Indy. O fato gerou reações nas redes sociais, principalmente por O’Ward ser mexicano, e o México figurar entre os países com mais imigrantes detidos pela ICE nos Estados Unidos.
Diante da repercussão negativa, a IndyCar emitiu um comunicado oficial reprovando o uso do Dallara IR-18, carro utilizado na categoria, e deixou claro que não autorizou a utilização da imagem em qualquer contexto relacionado à imigração ou política pública.
“Não estávamos cientes de que nossa imagem seria usada nesse anúncio. Como parte da nossa abordagem em relação a temas políticos e de políticas públicas, estamos informando nossa preferência de que nossa propriedade intelectual não seja vinculada a esse tipo de conteúdo”, declarou a Indy em nota enviada à revista Racer.
O anúncio do DHS destacou que o novo centro de detenção poderá receber até 1.000 imigrantes, e faz parte de um pacote de medidas mais duras sob o novo governo de Donald Trump, em sua segunda passagem pela presidência dos EUA.
Até o momento, nenhum esclarecimento foi dado por parte do governo norte-americano sobre a escolha estética da imagem ou a relação com o carro da Indy.
🔗 Junte-se à nossa comunidade!
👉 Entre no nosso grupo no WhatsApp para receber novidades, trocar ideias e ficar por dentro de tudo em tempo real.
📺 E não esqueça de se inscrever no nosso canal no YouTube para vídeos exclusivos, curiosidades e muito mais!