Hélio Castroneves, hoje competindo na Stock Car, continua tendo a Indy como sua grande casa no automobilismo. Integrante do paddock da categoria desde 2001 — ainda que recentemente em programas parciais — o brasileiro segue em busca de um feito histórico: tornar-se o primeiro piloto com cinco vitórias nas 500 Milhas de Indianápolis. Em entrevista ao portal Motorsport.com, o paulista de analisou o novo sistema de arbitragem independente da Indy e falou sobre seus planos para 2026, além de comentar o apoio ao compatriota Caio Collet.
Na semana passada, a Indy confirmou que adotará, a partir de 2026, um órgão independente de arbitragem para a categoria principal e também para a Indy NXT. Foi criada a entidade INDYCAR Officiating Inc., independente e sem fins lucrativos, que será comandada por um Conselho de Arbitragem Independente (IOB) com três membros.
Esse conselho terá a função de nomear um diretor administrativo de arbitragem (MDO), definir o orçamento anual e supervisionar a estrutura de direção de prova e fiscalização técnica.
A mudança ganhou força após a polêmica das 500 Milhas de Indianápolis de 2025, quando a Penske foi punida por usar atenuadores traseiros modificados. Will Power e Josef Newgarden perderam os pontos da classificação, largaram do fim do grid, e estrategistas da equipe foram suspensos e multados em US$ 100 mil.
Castroneves, que correu pela Penske desde a época da CART, em 2000 e 2001, até a Indy 500 de 2020, garantiu que nunca viveu algo irregular dentro do time: “Eu trabalhei com a equipe mais de 20 anos, então conheço o pessoal e sou bem honesto. Nunca tive uma experiência de falar ‘vamos fazer isso para ganhar vantagem’, é sempre dentro do regulamento.”
Ao mesmo tempo, ele reconhece que houve falhas graves no episódio recente: “Infelizmente, esses erros têm consequências.”
Ainda assim, Hélio acredita que as punições e o novo modelo fortalecem a imagem da Indy: “Essas sanções acabam com qualquer tipo de dúvida. Os competidores vão encontrar qualquer situação para inibir, atacar e desestruturar as equipes, porque é uma equipe campeã, é uma equipe incrível. Nesse sentido eu também concordo, acho que é importante isso e vai ser bom para a categoria. Pelo fato de todo mundo atacar a categoria, não creio que tirou nenhum tipo de credibilidade, porque senão o pessoal não ia voltar também.”
O brasileiro também se mostra bastante otimista com o futuro da Indy: “Grandes coisas para a Fórmula Indy, possibilidades de voltar ao auge que esteve nos anos 90, até começo dos anos 2000. Estou empolgado de pelo menos fazer mais uma Indianapolis, e com a parceria que a gente tem com a Ganassi, a parceria técnica, é muito bom.”
A ideia do brasileiro é alinhar novamente no grid da Indy 500, explorando a cooperação técnica com a Chip Ganassi Racing, uma das maiores forças da categoria.
Além de pensar na própria participação, Castroneves se enxerga como referência para a nova geração de brasileiros na Indy. Um dos principais nomes dessa leva é Caio Collet, de 23 anos, que será titular em 2026 pela AJ Foyt.
Collet brincou que vai “encher o saco” de Hélio em maio, mês da Indy 500. O veterano respondeu garantindo apoio total: “Eu estou sempre disposto a minimizar certas situações, porque eu não quero ver nenhum colega meu se dando mal, pelo contrário. Eu gosto bastante do Caio, a gente conversou muito durante esses dois últimos anos. Tentei colocar ele na equipe, estou contente que ele vai fazer essa temporada, de voltar a ter os brasileiros na categoria. Ele foi um cara muito esperto, pensou, já bem lá atrás, saindo da Europa, a focar nos Estados Unidos.”
Castroneves lembrou também de quando recebeu ajuda de outros brasileiros no início da carreira: “Na minha carreira eu também tive pilotos que me ajudaram. Na época, o André Ribeiro, o próprio Gil de Ferran… Então, sem dúvida, vou estar de braços abertos. Vou falar da minha experiência, para o que eu posso ajudar, porque é importante e eu quero ver essa nova geração se dando bem.”
🔗 Junte-se à nossa comunidade!
👉 Entre no nosso grupo no WhatsApp para receber novidades, trocar ideias e ficar por dentro de tudo em tempo real.
📺 E não esqueça de se inscrever no nosso canal no YouTube para vídeos exclusivos, curiosidades e muito mais!
