Em uma edição movimentada, Álex Palou finalmente se tornou campeão da Indy 500. A vitória, conquistada neste domingo (25), marca a quinta de Palou na temporada 2025 e confirma seu domínio absoluto no campeonato.
A prova começou sob condições instáveis, com chuva e confusão antes mesmo da bandeira verde. Scott McLaughlin perdeu o controle do carro da Penske ainda na volta de apresentação, batendo no muro e atrasando a largada. Quando a corrida finalmente teve início na volta 4, uma nova batida, dessa vez envolvendo Marco Andretti e Jack Harvey, trouxe mais bandeiras amarelas.
Apesar dos incidentes, Palou soube se manter entre os ponteiros durante toda a prova. Na reta final, superou Marcus Ericsson e segurou a ponta até o fim, cruzando a linha de chegada com 0s682 de vantagem. Foi a primeira vitória do espanhol em um circuito oval.
“Simplesmente inacreditável! Que dia incrível. Que corrida incrível. … Pela equipe 10, todos da CGR, HRC. Não consigo acreditar. É incrível estar aqui. É incrível vencer.”, comemorou Palou. “No final, eu não sabia se conseguiria passar o Marcus ou não, mas consegui. Primeira vitória em um oval. Não tinha lugar melhor..”
Marcus Ericsson, frustrado, viu o segundo lugar escapar por pouco. David Malukas completou o pódio, em um excelente resultado para a AJ Foyt Racing. Pato O’Ward e Felix Rosenqvist fecharam o top 5, com Kyle Kirkwood, Santino Ferrucci, Christian Rasmussen, Christian Lundgaard e Conor Daly completando os dez primeiros. Hélio Castroneves, vencedor em quatro oportunidades, terminou em 13º com o carro da Meyer Shank Racing.
Corrida marcada por incidentes
A edição de 2025 das 500 Milhas de Indianápolis foi repleta de interrupções e acidentes. Alexander Rossi, que figurava entre os cinco primeiros, abandonou após um incêndio no carro durante um pit stop. Rinus Veekay bateu na entrada dos boxes, e o pole Robert Shwartzman colidiu com a própria equipe e no muro dos boxes.
A tentativa de Kyle Larson de fazer a dobradinha entre a Indy 500 e a NASCAR em Charlotte foi frustrada por um acidente na volta 91, quando se envolveu em uma batida com Kyffin Simpson e Sting Ray Robb. Josef Newgarden, atual bicampeão, abandonou a corrida com problemas na bomba de combustível após 135 voltas.
Scott Dixon, outro grande nome da categoria, teve um incêndio antes da largada e perdeu três voltas ao ter os freios substituídos pela equipe.
Ao fim, apenas 23 dos 33 carros completaram a corrida, encerrada com uma batida de Nolan Siegel na volta final. Mesmo com tantas reviravoltas, a 109ª edição das 500 Milhas de Indianápolis será lembrada como a corrida em que Álex Palou consagrou-se, de vez, na história da IndyCar.