O terceiro dia de treinos da Indy 500 teve ritmo mais intenso nesta quinta-feira (16), após duas sessões marcadas pela instabilidade climática. A Penske voltou a se destacar, com Josef Newgarden liderando o TL3 com a marca de 226,632 mph, em uma atividade que também teve incidentes, manobras ousadas e clima de tensão entre os pilotos.
O campeão de 2023 superou Scott Dixon, da Ganassi, que marcou 225,457 mph, enquanto Conor Daly manteve o bom desempenho da semana com o terceiro tempo, defendendo a equipe Juncos com 224,893 mph.
Pato O’Ward, Ryan Hunter-Reay e Álex Palou completaram os seis primeiros, seguidos por Colton Herta, Christian Rasmussen, David Malukas e Scott McLaughlin. O brasileiro Helio Castroneves, quatro vezes vencedor da prova, terminou em 15º com 222,571 mph, focando o trabalho no acerto de corrida com a Meyer Shank.
Apesar do bom rendimento, vários pilotos enfrentaram dificuldades para encontrar equilíbrio aerodinâmico, especialmente devido ao aumento do peso dos carros com o sistema híbrido. Santino Ferrucci e Graham Rahal ficaram entre os mais lentos do dia e podem enfrentar problemas no Bump Day.
O momento mais tenso da sessão aconteceu com Christian Rasmussen, que escapou na curva 2 e tocou levemente o muro. Apesar da tensão, o dano foi mínimo e o dinamarquês retornou à pista antes do encerramento do treino. Ele usava pneus com 31 voltas no momento do incidente, o que também pode ter influenciado na perda de controle.
Kyle Larson, que tenta disputar a Indy 500 e as 600 Milhas de Charlotte no mesmo dia, ficou em 17º, com 222,222 mph. O norte-americano teve seu carro testado mais cedo por Tony Kanaan, reserva da McLaren, que também atua como chefe de equipe e poderá substituí-lo caso a previsão de chuva atrapalhe o cronograma da NASCAR.
Nas voltas finais, poucos pilotos foram à pista. Newgarden não apenas liderou a tabela geral com vácuo, como também registrou a maior velocidade sem o auxílio do vácuo — 222,555 mph — batendo Kyle Kirkwood e Scott McLaughlin.
A sexta-feira (17), será o Fast Friday, dia tradicionalmente marcado pelas maiores velocidades da semana. As equipes aumentam a pressão do turbo para simular as condições de classificação, e o desempenho pode antecipar quem brigará pela pole no fim de semana.