A estreia de Lewis Hamilton pela Ferrari no GP da Austrália da Fórmula 1 2025 gerou muitas discussões, especialmente pelo desempenho abaixo do esperado da equipe italiana. Entre os que comentaram sobre o assunto, Galvão Bueno, uma das vozes mais icônicas do automobilismo brasileiro, fez uma comparação interessante entre Hamilton e Ayrton Senna, destacando um paralelo entre suas carreiras.
Embora Senna tenha tido o sonho de correr pela Ferrari, ele nunca chegou a assinar contrato com a escuderia. Já Hamilton, heptacampeão mundial, seguiu um caminho diferente: conquistou seu primeiro título com a McLaren, dominou a categoria na Mercedes, onde venceu mais seis campeonatos, e agora veste o icônico vermelho da Ferrari.
Galvão Bueno explica por que Senna nunca correu pela Ferrari
Em entrevista ao Jornal da Band, Galvão analisou o GP da Austrália e trouxe à tona uma conversa que teve com Senna, na qual o brasileiro explicou por que não havia ido para a equipe italiana:
“Uma vez eu perguntei ao Ayrton Senna: ‘Senna, me traduza rapidamente, em poucas palavras, o que é uma Ferrari?’. Ele me disse: ‘É um carro, é uma cor, um ronco, um sonho’. E eu perguntei: ‘Então por que você não vai para a Ferrari?’”.
Senna então explicou que, naquele momento, precisava voltar a vencer antes de realizar esse sonho:
“Porque eu já não ganho há dois anos. Eu preciso ganhar primeiro na Williams, me igualar ao Fangio, com cinco títulos, e depois eu vou para a Ferrari”.
Hamilton realizando o sonho que Senna nunca concretizou
Galvão destacou que, de certa forma, Hamilton está seguindo esse caminho, mas em um momento diferente de sua carreira.
“É o que o Hamilton está fazendo. Ganhou tudo o que tinha para ganhar e agora realiza o sonho de correr pela Ferrari.”
Para o narrador, a imagem do britânico vestindo o macacão vermelho e representando a Ferrari em Maranello tem um impacto especial, trazendo lembranças de Senna:
“Quando vejo o Hamilton na Ferrari, vejo um pouco de Ayrton Senna. Me emociona. Ele pode não ser tão rápido quanto o Charles Leclerc, mas é um pouco de Ayrton Senna.”
O impacto de Hamilton na Ferrari
A chegada de Hamilton à Ferrari é um dos grandes marcos da temporada 2025 da Fórmula 1. A equipe italiana aposta em sua experiência para buscar novamente a glória na categoria, algo que Senna sempre sonhou, mas nunca teve a oportunidade de concretizar. O desempenho da Ferrari ao longo do ano determinará se Hamilton poderá levar a escuderia de volta ao topo ou se enfrentará dificuldades semelhantes às que fizeram Senna adiar seus planos de correr pelo time.