A Fórmula E confirmou recentemente a renovação do ePrix de Londres com a ExCel Arena até 2026, mas a extensão de apenas um ano reforça a expectativa de uma iminente despedida do tradicional traçado inglês. O atual acordo prevê que o circuito cubra mais uma decisão de campeonato no próximo ano, antes de dar lugar à nova era da categoria elétrica com a chegada dos carros Gen4.
A ExCel Arena, que se tornou icônica por sediar finais emocionantes e lotar suas arquibancadas, deve ver seus dias na Fórmula E chegarem ao fim em breve. O traçado interno e apertado, repleto de curvas fechadas, já se mostra desafiador para os atuais Gen3. Com a estreia dos Gen4 — veículos mais rápidos e potentes —, a pista londrina se tornaria inadequada para explorar plenamente o novo potencial técnico da categoria.
A Fórmula E já vem sinalizando a necessidade de circuitos mais largos e com retas mais longas, movimento que levou à exclusão de Roma do calendário e à reformulação de traçados como Berlim. Novos locais, como Xangai, Portland, Homestead e Misano, refletem essa nova fase de expansão para espaços que comportem melhor os avanços tecnológicos.
Apesar do carinho pela ExCel Arena, mudanças estruturais significativas seriam inviáveis dentro do centro de convenções. Assim, a Fórmula E planeja disputar duas últimas rodadas duplas em Londres — no final da temporada atual e na de 2025-26 — antes de buscar uma nova casa no Reino Unido.
Entre os possíveis novos destinos, o lendário Circuito de Silverstone desponta como uma opção bastante comentada, oferecendo a infraestrutura e as dimensões adequadas para a nova geração de carros elétricos.