A Jaguar oficializou a chegada de Ian James como novo chefe de equipe na Fórmula E, encerrando oficialmente a era de James Barclay, que deixou a montadora em abril após 12 anos. O britânico, que liderou a Mercedes e a McLaren na categoria elétrica, assume a escuderia em um momento estratégico de mudanças.
Barclay foi peça-chave na entrada da Jaguar na Fórmula E em 2016 e deixa como legado um ciclo marcante no projeto. Agora, James terá a missão de conduzir a equipe britânica a novos resultados, em uma fase que também contará com uma nova formação de pilotos: Mitch Evans permanece, enquanto Nick Cassidy se transferiu para a Citroën. O substituto esperado é António Félix da Costa, recém-saído da Porsche.
Aos 51 anos, Ian James acumula feitos expressivos desde sua estreia na Fórmula E, em 2019/20, comandando a Mercedes. Sob sua gestão, a equipe conquistou dois títulos de Pilotos — com Nyck de Vries (2020/21) e Stoffel Vandoorne (2021/22) — além de dois Mundiais de Equipes no mesmo período.
Com o fim do projeto da Mercedes, James seguiu à frente da McLaren, que assumiu a operação em 2022/23. Porém, após a decisão da escuderia de deixar a Fórmula E para priorizar o retorno ao WEC, a equipe não conseguiu novos investidores e deixará o grid em 2024/25.
No total, sob o comando de Ian James, o time registrou 8 vitórias, 30 pódios e 13 pole-positions em 90 corridas disputadas.
A primeira atividade oficial da Jaguar com Ian James no comando será durante a pré-temporada em Valência, que abre os trabalhos para a campanha 2025/26, último ano dos carros Gen3 Evo antes da chegada da nova geração.
🔗 Junte-se à nossa comunidade!
👉 Entre no nosso grupo no WhatsApp para receber novidades, trocar ideias e ficar por dentro de tudo em tempo real.
📺 E não esqueça de se inscrever no nosso canal no YouTube para vídeos exclusivos, curiosidades e muito mais!