Mitch Evans terá um desafio extra no eP de Xangai da Fórmula E. A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou nesta sexta-feira (30) que o piloto da Jaguar recebeu uma nova penalização de 20 posições no grid, decorrente da troca do MGU, componente do trem de força do carro. Com isso, somadas às duas punições anteriores de 20 posições cada, acumuladas no eP de Tóquio, Evans chega a um total de 60 posições de penalidade.
A nova troca foi registrada antes do início dos treinos livres em Xangai, e excedeu o limite máximo permitido pelo regulamento técnico da categoria, violando os artigos 28.4 e 28.5. A Jaguar ainda não explicou oficialmente as razões que levaram à necessidade de substituir tantos componentes no carro #9.
A confiabilidade dos trens de força tem sido um dos grandes desafios da temporada. Com regras rígidas para limitar o número de trocas de peças — visando controlar custos e nivelar o desempenho entre as equipes —, as substituições em excesso resultam em penalidades severas.
Como o grid da Fórmula E conta com apenas 22 carros, a soma das punições de Evans ultrapassa o número de posições possíveis de se perder na largada. Assim, como determina o regulamento, ele precisará cumprir um stop and go de 10 segundos durante a corrida deste sábado (1º).
Anteriormente, Evans já havia sido penalizado em Tóquio pela troca da unidade de controle do motor (MCU) e pela substituição da caixa de câmbio, somando 40 posições. No entanto, como não participou da corrida no Japão, as sanções foram automaticamente transferidas para a rodada dupla em Xangai.
A Fórmula E segue com sua programação neste fim de semana, entre os dias 31 de maio e 1º de junho, na China, marcando a reta final da temporada 2024/25 do campeonato mundial de carros elétricos.
🔗 Junte-se à nossa comunidade!
👉 Entre no nosso grupo no WhatsApp para receber novidades, trocar ideias e ficar por dentro de tudo em tempo real.
📺 E não esqueça de se inscrever no nosso canal no YouTube para vídeos exclusivos, curiosidades e muito mais!