Max Verstappen brilhou no GP de Las Vegas e conquistou uma vitória dominante que mantém suas chances matemáticas de título na Fórmula 1. O piloto da Red Bull superou o pole-position Lando Norris já na largada e controlou a corrida até a bandeirada.
Com o resultado, Verstappen reduziu a diferença para 42 pontos em relação a Norris, líder do campeonato, e está agora apenas 12 pontos atrás de Oscar Piastri, que voltou a perder terreno na disputa ao terminar apenas em quarto lugar.
Largada decisiva: erro de Norris e ataque de Verstappen
Norris reagiu bem à luz verde, mas exagerou na defesa contra Verstappen, que vinha por dentro. Ao tentar fechar com muita agressividade, o britânico acabou errando o ponto de frenagem, passou reto pela área de escape e precisou retornar à pista, quase se chocando com o holandês na volta.
Verstappen aproveitou a situação para assumir a liderança, enquanto, no caos da primeira volta, George Russell colocou a Mercedes à frente da McLaren na curva 4 e tomou a segunda posição.
A corrida — primeira sessão totalmente seca desde o treino de quinta-feira — logo entrou em modo de gestão de pneus, com todos os pilotos evitando forçar demais para controlar o desgaste e viabilizar a estratégia de apenas uma parada.
Russell sente problema no volante e Norris encosta
Russell chegou a atacar Verstappen nas voltas iniciais, mas na volta 14 relatou pelo rádio que o mesmo problema de direção que havia prejudicado sua classificação tinha reaparecido. A partir daí, sua corrida virou uma grande defesa contra Norris.
O britânico da Mercedes foi o primeiro do grupo da frente a parar, na volta 18, trocando os médios pelos duros. Norris permaneceu na pista para aproveitar o ar limpo e minimizar o já pequeno efeito do undercut. Quando parou na volta 22, o piloto da McLaren voltou apenas 2,5s atrás de Russell.
A pequena diferença de pneus, somada ao fato de Russell ter forçado demais tentando se aproximar de Verstappen após o pit-stop do holandês, deu a Norris uma vantagem de ritmo considerável na parte final da prova, ainda mais com o problema de direção do rival.
Na volta 33, a McLaren emparelhou de vez com a Mercedes. Russell avisou no rádio que não defenderia agressivamente para garantir pelo menos um lugar no pódio, mesmo com boa margem para o quarto colocado. A ultrapassagem veio com facilidade na reta oposta, colocando Norris em segundo na volta 34.
Nesse momento, ele tinha 4,9s para tirar de Verstappen em 16 voltas. Duas voltas depois, marcou a melhor volta da corrida, dando o recado de que iria para o ataque. Mas Verstappen, que havia parado na volta 25 e tinha pneus mais novos e bem conservados, respondeu à altura: recuperou a volta mais rápida e voltou a abrir vantagem até cruzar com tranquilidade para sua sexta vitória da temporada.
“Normalmente a corrida é sempre complicada para nós, não costumamos ser tão fortes com os pneus, mas hoje parecia que tínhamos isso mais sob controle e pude forçar um pouco mais”, comentou Verstappen.
“Consegui ficar mais tempo na pista e basicamente dividir a corrida ao meio. Isso ajudou bastante. O carro estava bem melhor, mais ao meu gosto, e no fim a diferença foi bem confortável.”
Nas voltas finais, a McLaren ordenou que Norris fizesse lift and coast agressivo para preservar o equipamento, o que acabou estourando a diferença para 20,7s em relação a Verstappen e quase permitindo que Russell se aproximasse o suficiente para atacar.
“Eu deixei o Max vencer deixando ele passar”, brincou Norris sobre o erro da largada. “Frei tarde demais, foi meu erro.
Não foi minha melhor atuação hoje, mas quando o cara vence por 20 segundos, é porque fez um trabalho melhor e estava um pouco mais rápido.”
Pódio para Russell e show de recuperação de Antonelli
Mesmo com os problemas de direção, George Russell segurou o terceiro lugar de forma relativamente tranquila, ajudado pelo trabalho de Andrea Kimi Antonelli, que foi um verdadeiro “escudo” contra os carros de trás.
“Foi muito difícil. Não pareceu uma grande corrida vista de fora, mas estar no pódio hoje é provavelmente o máximo que poderíamos alcançar”, avaliou Russell.
Antonelli foi um dos grandes destaques do dia. Largando em 17º, o italiano parou no fim da volta 2, sob um virtual safety car inicial, trocando os macios pelos duros e indo até o fim sem nova parada. À medida que os rivais foram para os boxes, ele subiu até o quarto lugar, posição em que passou a exercer uma forte defesa contra o ataque de Oscar Piastri, ajudando indiretamente Russell.
Piastri teve sua corrida comprometida logo na primeira volta, quando um erro de Liam Lawson — que travou freios na curva 1 — o empurrou para fora, fazendo o australiano perder posição não só para o neozelandês, mas também para o companheiro Isack Hadjar.
Piastri escapou sem danos, mas Lawson teve o bico quebrado, o que mais tarde o jogou para o fim do pelotão. O australiano conseguiu superar Hadjar reagindo melhor a um virtual safety car na volta 16, mas antes disso Charles Leclerc, em ritmo muito mais forte no seco, já havia passado pelos dois.
Uma parada antecipada na volta 21 permitiu a Piastri aplicar o undercut sobre Leclerc, mas ele não teve ritmo suficiente para ultrapassar Antonelli na pista. Mesmo assim, uma penalidade de 5 segundos para o italiano rendeu a Piastri o quarto lugar após a bandeirada.
Esse resultado, porém, ainda custou mais seis pontos em relação a Norris. A vantagem do britânico agora é de 30 pontos e pode selar o título já na penúltima etapa, no Catar, no próximo fim de semana.
Leclerc terminou em sexto, apenas 0s19 atrás de Antonelli, com a Ferrari bem mais competitiva em pista seca do que havia sido na classificação molhada. Carlos Sainz foi o sétimo, caindo do terceiro lugar no grid para ser o melhor do pelotão intermediário.
Apesar de um bom começo, Isack Hadjar acabou cruzando a linha de chegada exatamente na oitava posição em que largou, seguido por Nico Hülkenberg em nono e Lewis Hamilton em décimo. Tanto Hülkenberg quanto Hamilton largaram de pneus duros e mudaram para médios, escalando o pelotão para somar pontos — com o heptacampeão ganhando nove posições ao longo da prova.
🔗 Junte-se à nossa comunidade!
👉 Entre no nosso grupo no WhatsApp para receber novidades, trocar ideias e ficar por dentro de tudo em tempo real.
📺 E não esqueça de se inscrever no nosso canal no YouTube para vídeos exclusivos, curiosidades e muito mais!
