A temporada 2025 da Fórmula 1 teve uma corrida eletrizante no Grande Prêmio do Bahrein, neste domingo (13), e quem levou a melhor foi Oscar Piastri. O australiano da McLaren largou da pole, manteve-se na ponta do início ao fim e garantiu uma vitória dominante, mesmo em meio a uma corrida marcada por disputas intensas, erros de estratégia e intervenções do safety car.
Na largada, Piastri segurou bem a liderança, enquanto Charles Leclerc perdeu posições por conta da escolha dos pneus. George Russell saltou para segundo e Lando Norris assumiu a terceira posição. Logo nas primeiras voltas, ficou claro que os pilotos que optaram por pneus médios tinham mais ritmo.
Norris, porém, foi investigado por uma possível irregularidade na posição de largada e acabou punido com 5 segundos. Enquanto isso, as trocas de pneus começaram a movimentar a ordem das posições. As Ferraris assumiram a ponta por um breve período, com Leclerc em primeiro e Hamilton em segundo. Após suas paradas, Leclerc voltou em quarto, enquanto Hamilton caiu para o meio do pelotão — mas protagonizou uma recuperação espetacular, com direito a ultrapassagem sobre Verstappen, que sofria com o desempenho fraco dos pneus duros.
Na volta 25, Leclerc passou Norris e reassumiu a terceira posição. Hamilton, em ritmo forte, ultrapassou Antonelli e Ocon, assumindo a sexta colocação na volta 26. Já Verstappen tentava corrigir a estratégia equivocada com uma nova parada para pneus médios na volta 27, mas enfrentou problemas nos dois pit stops da Red Bull, perdendo ainda mais tempo.
Uma nova leva de paradas teve início na volta 28, enquanto Piastri seguia tranquilo na liderança. Russell, Leclerc, Norris e Hamilton vinham na perseguição, com o britânico da Mercedes já em quinto e com pista livre.
Na volta 32, o safety car foi acionado para limpeza da pista. Piastri e os principais concorrentes aproveitaram para parar novamente, exceto Gasly e Verstappen, que permaneceram na pista. As diferentes escolhas de pneus deram um tempero a mais à relargada: Piastri voltou com médios, Russell com macios, Leclerc e Hamilton com duros, e Norris também com médios.
Na relargada, as Ferraris ultrapassaram Norris, que deu o troco em Hamilton com uma bela manobra. No entanto, Hamilton alegou que Norris o passou por fora da pista, e o piloto da McLaren foi obrigado a devolver a posição. Pouco depois, na volta 38, Norris voltou a ultrapassar Hamilton e assumiu a quarta colocação.
A briga mais intensa ficou entre Norris e Leclerc. Entre as voltas 46 e 52, os dois protagonizaram uma das mais belas disputas da corrida. Após erro de freada e defesa agressiva do monegasco, Norris finalmente conseguiu fazer a ultrapassagem por fora, garantindo o terceiro lugar com uma manobra espetacular.
Nas voltas finais, Norris ainda tentou atacar Russell pela segunda colocação. Na volta 57, chegou a quase tocar o rival no fim da reta dos boxes, mas não conseguiu completar a manobra.
Assim, Oscar Piastri confirmou a vitória com autoridade, seguido por George Russell e Lando Norris, que completaram o pódio. Leclerc terminou em quarto, com Hamilton em quinto após uma corrida de recuperação. Max Verstappen, com uma tarde difícil, salvou um sexto lugar. Gasly, Ocon, Tsunoda e o novato Bearman completaram o top 10 em um GP do Bahrein movimentado e repleto de alternativas estratégicas.
A Fórmula 1 retorna já no próximo fim de semana, com o Grande Prêmio da Arábia Saudita.