Oscar Piastri, atual líder do Mundial de Pilotos da F1, compartilhou sua visão sobre o que é necessário para alcançar o título. Em meio à sua primeira verdadeira luta pelo campeonato, o australiano afirmou que não acredita ser necessário adotar uma postura hostil para ter sucesso, embora reconheça que a dureza nas disputas de pista seja indispensável.
A declaração de Piastri surge após seu companheiro de equipe na McLaren, Lando Norris, refletir sobre sua própria abordagem nas batalhas contra Max Verstappen na reta final da temporada 2024. Norris, que evitou confrontos mais agressivos por não querer “parecer um cara mau”, acabou vendo suas chances de título se esvaírem diante da postura implacável do holandês.
Agora, Piastri, que já venceu três das cinco primeiras corridas do ano, é quem lidera a disputa com 99 pontos, dez à frente de Norris e 12 à frente de Verstappen. Questionado se acredita que é necessário ser “um cara mau” para ser campeão, o jovem australiano foi enfático:
“Cada piloto tem um estilo e personalidade. O mais prejudicial é tentar seguir por um caminho que não é o seu. Mas é preciso ter algumas características. É claro que você precisa ser rápido, mas alguns outros elementos também são necessários. Mas como o Lando disse, isso não significa que você precisa ser uma má pessoa.”
Piastri reforçou que, embora o caráter fora das pistas não precise mudar, a firmeza nas disputas é algo inegociável:
“Você precisa ser duro na pista, mas há muitas maneiras diferentes de se fazer isso. Não acho que exista um estilo ou um molde perfeito para a aparência de um campeão Mundial de Fórmula 1. Acho que todos eles tiveram características ligeiramente diferentes.Alguns dizem que todos são semelhantes em muitos aspectos, mas acredito que o mais importante é tentar fazer do jeito que você quer, e isso pode trazer muitos benefícios”
Com a liderança nas mãos e uma temporada ainda longa pela frente, Oscar Piastri parece estar combinando velocidade, inteligência de corrida e personalidade equilibrada — um conjunto que pode colocá-lo no caminho do tão sonhado título mundial.