Max Verstappen surpreendeu a todos na fase final da classificação para o GP do Japão e arrancou a pole position com uma volta espetacular em Suzuka. O holandês da Red Bull virou 1m26s983, superando em 0s081 o antigo recorde da pista, que pertencia a Sebastian Vettel desde 2019.
Após ficar mais de dois décimos atrás de Oscar Piastri no primeiro setor do Q3, Verstappen reagiu com uma volta final impecável, suficiente para tomar a ponta. Ainda sem acreditar no que havia feito, o piloto ouviu do engenheiro Gianpiero Lambiase: “Isso foi insano!”, ao som de gritos emocionados no rádio.
Mesmo não se considerando favorito para a pole neste fim de semana, Verstappen afirmou que teve que pilotar no limite total para alcançar o resultado. “Foi uma volta tudo ou nada. Suzuka recompensa quem se arrisca — e foi isso que fizemos. Ajustamos o carro ao longo do dia e conseguimos encontrar o equilíbrio ideal na hora certa.”
A McLaren apareceu forte novamente. Oscar Piastri e Lando Norris ocuparam o segundo e o terceiro lugares no grid. Norris, que teve uma primeira tentativa mais apagada, se recuperou e ficou a apenas 0s012 de Verstappen. “A diferença foi mínima. Acho que ainda havia um pouco mais para tirar do carro, mas Max fez uma volta incrível”, comentou o britânico.
Piastri, que liderava antes da volta final de Verstappen, lamentou um primeiro setor abaixo do ideal na última tentativa. “A volta começou mal, e isso me custou caro, mesmo com os setores dois e três muito fortes. Mas temos um ótimo carro para amanhã.”
Charles Leclerc colocou a Ferrari na quarta colocação, a 0s316 da pole. A Mercedes, que sonhava com a primeira fila após bons treinos na sexta-feira, terminou em quinto com George Russell e sexto com o estreante Andrea Kimi Antonelli.
Quem chamou a atenção foi Isack Hadjar, da Racing Bulls, que superou um problema com o cinto de segurança e avançou até o Q3, garantindo um excelente sétimo lugar no grid — melhor posição entre os pilotos do grupo Red Bull atrás apenas de Verstappen. Ele ficou à frente de nomes como Lewis Hamilton, Alex Albon e Oliver Bearman.
Pierre Gasly ficou fora do Q3 por pouco, sendo 11º, seguido por Carlos Sainz, que largará mais atrás após ser punido por atrapalhar Hamilton durante o Q2. Fernando Alonso, com o melhor carro da Aston Martin, parte da 13ª colocação.
Liam Lawson, em sua primeira corrida de volta com a Racing Bulls, conquistou a 13ª posição, superando Yuki Tsunoda, que o substitui na Red Bull neste fim de semana. Tsunoda ficou quase meio segundo atrás de Verstappen e não conseguiu melhorar sua marca do Q1 após um problema de estratégia da equipe, que o deixou com apenas uma volta lançada após a interrupção causada por um incêndio na grama.
Ainda assim, o japonês conseguiu seu melhor resultado de classificação na temporada e foi o companheiro de equipe mais próximo de Verstappen até agora em 2025.
Nico Hülkenberg ficou em 16º, eliminado por uma margem mínima de 0s016. Seu companheiro de equipe, o brasileiro Gabriel Bortoleto, parte em 17º, apenas 0s052 atrás.
Esteban Ocon larga em 18º com a Haas, seguido por Jack Doohan e Lance Stroll. O canadense estragou sua última volta ao sair da pista e parar na brita na curva Dunlop.
GRID DE LARAGADA
- Verstappen
- Norris
- Piastri
- Leclerc
- Russell
- Antonelli
- Hadjar
- Hamilton
- Albon
- Bearman
- Gasly
- Sainz
- Alonso
- Lawson
- Tsunoda
- Hulkenberg
- Bortoleto
- Ocon
- Doohan
- Stroll