A Haas revelou nesta segunda-feira (19) a pintura do VF-26, carro que disputará a temporada de 2026 da F1. Segundo a equipe, trata-se de uma versão real do projeto, que mantém o tradicional esquema de cores preto e branco, mas com uso mais proeminente do vermelho, cor fornecida pela parceira Toyota, que se juntou à equipe e agora é a principal patrocinadora.
Em vez de realizar um evento público, como outras equipes, a Haas optou por uma apresentação online de seu projeto para 2026, ano em que a F1 estreia novos regulamentos aerodinâmicos e de motores. De fato, a equipe afirma que este é o design arrojado com o qual irá lidar com as novas regras, apresentando dimensões reduzidas e pneus mais estreitos.
É importante esclarecer que, embora a Haas afirme que este é o seu carro real, só veremos o VF-26 em ação durante os testes, quando não poderão mais esconder nada. Aliás, a equipe já admitiu que o carro de testes será bem diferente daquele que competirá na primeira corrida, em março, na Austrália. A Haas disputará sua 11ª temporada na F1 este ano e, mais uma vez, utilizará o motor Ferrari.
A cor vermelha, característica da Toyota, aparece nesta versão do Haas VF-26 nas laterais da asa dianteira, na caixa de ar, na asa traseira e ao longo de uma faixa que percorre toda a extensão do chassi, da frente à traseira. O logo da GR (Gazoo Racing), o programa de automobilismo da Toyota, está em destaque na tampa do motor, já que a empresa japonesa anunciou recentemente uma nova estrutura, separando a Toyota Racing da Gazoo Racing a partir deste ano.
“Assim como todas as equipes, enfrentamos o desafio de competir em 2025 enquanto procurávamos projetar e construir esses carros de acordo com os novos regulamentos para a temporada de 2026”, disse Gene Haas, fundador e proprietário da TGR Haas F1 Team.
“Os testes de pré-temporada serão cruciais para entendermos do que esses carros são capazes e como os pilotos, engenheiros e equipes em geral se adaptarão a eles. Pelo menos temos continuidade em termos de pilotos, com Ollie (Bearman) e Esteban (Ocon), assim como em nossas equipes de design e engenharia”, completou.
Gene Haas também destacou a competitividade do pelotão intermediário na temporada passada e a necessidade de continuar o desenvolvimento tanto dentro quanto fora da pista. “Pessoalmente, estou muito interessado em ver como a competição se desenvolverá no grid e o que esses novos regulamentos trarão em termos de desempenho.”
O chefe de equipe, Ayao Komatsu, destacou como os novos regulamentos e o aumento dos testes tornaram necessária uma apresentação tão antecipada.
“Parece quase surreal revelar um carro novo nesta época do ano, mas isso não torna menos emocionante o início de uma nova temporada de F1, especialmente com uma mudança tão significativa nos regulamentos”, afirmou.
“Estamos totalmente focados em estar prontos para a semana de testes em Barcelona. Foi um esforço monumental de toda a equipe trabalhar com um prazo tão apertado, desde o final da última temporada até colocar os carros na pista em janeiro”, disse Komatsu. “Depois de toda a conversa, estamos ansiosos para ver como esses carros se comportam e o que enfrentaremos à medida que avançamos em nossos programas de testes antes da Austrália.”
🔗 Junte-se à nossa comunidade!
👉 Entre no nosso grupo no WhatsApp para receber novidades, trocar ideias e ficar por dentro de tudo em tempo real.
📺 E não esqueça de se inscrever no nosso canal no YouTube para vídeos exclusivos, curiosidades e muito mais!
