A Ferrari segue sob pressão na temporada 2025 da F1 e, após um desempenho abaixo das expectativas no GP do Canadá, confirmou que atualizações para o modelo SF-25 devem ser implementadas antes do GP de Silverstone, mas o foco principal da equipe está na execução precisa e na performance coletiva, conforme destacou o chefe de equipe Frédéric Vasseur.
Durante entrevista coletiva, Vasseur revelou que as melhorias no carro estão previstas para as próximas rodadas — incluindo a etapa da Áustria, que antecede o GP da Inglaterra —, mas ponderou que, com o fim do ciclo do atual regulamento técnico, novidades no carro não representam ganhos expressivos se não forem bem exploradas.
“Estamos no último ano desse conjunto de regras e sabemos que qualquer atualização representa apenas ganhos mínimos. Se não aproveitarmos bem o que já temos, esses ganhos se perdem facilmente”, comentou o dirigente francês. “Por isso, colocamos muito mais ênfase na execução, na afinação do carro e na forma como a equipe trabalha.”
No fim de semana em Montreal, a escuderia de Maranello enfrentou mais uma série de dificuldades. Charles Leclerc discordou da estratégia adotada e Lewis Hamilton teve sua corrida comprometida ao atropelar uma marmota, danificando o assoalho de sua Ferrari. Ambos terminaram fora do pódio: Leclerc em quinto e Hamilton em sexto.
Além das críticas ao desempenho em pista, rumores de bastidores também agitaram o ambiente da Ferrari. A imprensa italiana apontou que Vasseur estaria sob avaliação interna, com um prazo de três corridas para convencer a diretoria a renovar seu contrato. Especulações ainda mencionaram uma possível saída de Leclerc, prontamente negada pelo monegasco.
Vasseur reforçou que, mesmo com atualizações chegando, o verdadeiro diferencial está na forma como a equipe compreende o carro e, sobretudo, na gestão dos pneus, fator que ele considera crucial para o desempenho em 2025.
“O que mais fez a diferença no Canadá não foi o carro em si, mas a forma como usamos os pneus. Verstappen e a Mercedes fizeram escolhas melhores desde o início do fim de semana. Hoje, é essencial tomar essas decisões logo na sexta-feira, antes mesmo das primeiras sessões. O desempenho extra que se tira dos pneus muitas vezes supera qualquer vantagem técnica entre os carros”, concluiu.