A Ferrari confirmou oficialmente que, para o GP da Espanha de F1, marcado para o fim de semana em Barcelona, o SF-25 contará apenas com uma nova asa dianteira. Segundo Frédéric Vasseur, chefe da equipe, essa será a única atualização levada à pista catalã, e seu objetivo principal é atender aos novos testes de flexão exigidos pela FIA.
Após uma sequência de corridas sem grandes avanços técnicos, os fãs da Scuderia esperavam ansiosamente pelo tão falado pacote de melhorias capaz de tornar o carro mais competitivo diante dos McLaren de Lando Norris e Oscar Piastri — algo que ainda vai demorar.
“Vamos levar uma nova asa como todas as outras equipes. E acho que faz sentido trazer apenas ela agora para entendermos melhor como se comporta”, declarou Vasseur à emissora italiana Sky Sport F1. A peça será analisada com atenção para verificar seu impacto aerodinâmico sobre os fluxos de ar do restante do monoposto.
Embora o pacote completo de atualizações do SF-25 esteja previsto apenas para o mês de junho, a Ferrari acredita que vem fazendo avanços consistentes. Vasseur destacou que o time apresentou evolução tanto em curvas rápidas quanto em trechos mais lentos entre as provas de Ímola e Mônaco.
Barcelona, considerada uma referência técnica na Fórmula 1, servirá como teste de equilíbrio e desempenho. “Se você for rápido na Espanha, é provável que tenha velocidade em outras pistas também”, completou o dirigente.
Vasseur ainda ponderou que o novo regulamento de flexibilidade da asa dianteira afetará todas as equipes. “Todos marcaram essa corrida no calendário como ponto de virada, mas não sabemos ainda se vai mudar o equilíbrio de forças. Precisamos continuar focados em nós mesmos.”
Assim, a Ferrari vai à Espanha com a expectativa de entender melhor o comportamento do novo componente e se preparar para os reforços que devem, finalmente, chegar no mês seguinte.