A contagem regressiva para a estreia da Cadillac na Fórmula 1 em 2026 está acelerada. Enquanto os testes oficiais com os carros sob o novo regulamento estão programados para acontecer em Montmeló, Barcelona, entre 26 e 30 de janeiro, a nova equipe americana planeja levar seu monoposto para a pista bem antes.
O objetivo da Cadillac é que o primeiro carro de F1 da marca, que será impulsionado por motores Ferrari, faça seu shakedown (primeiro teste de pista com baixa quilometragem) nas primeiras duas semanas de janeiro. Antes disso, o primeiro “coração” do carro será ligado: a partida inicial do motor está prevista já para dezembro de 2025.
O teste de estreia utilizará os 200 quilômetros permitidos pelos regulamentos esportivos para o dia de filmagem, um momento crucial para checar todos os sistemas do carro e realizar gravações promocionais.
Graeme Lowdon, Chefe de Equipe da Cadillac na F1, detalhou a pressão do cronograma, que ele descreveu como o maior inimigo do projeto.
“Tudo é cronometrado. Faremos a primeira partida do motor em menos de 50 dias [a partir do último fim de semana] e o monoposto fará sua estreia na pista em janeiro. Depois de tudo isso, participaremos dos testes em Barcelona,” disse Lowdon. “Temos que realizar a primeira corrida em Melbourne no início de março de 2026. E esse prazo não pode ser prorrogado.”
O Desafio da Equipe de Expansão
A equipe liderada por Lowdon enfrentou um desafio colossal: criar uma operação completa de F1 em menos de um ano, após o anúncio de sua estreia em março de 2025. O gestor destacou que a chegada da equipe coincidir com a grande mudança de regulamento em 2026 tem vantagens e desvantagens.
A desvantagem, segundo ele, é a falta de um ponto de referência claro, já que todas as equipes estarão em campo desconhecido. No entanto, Lowdon vê isso como uma oportunidade.
“A vantagem para nós é que, com essa grande mudança de regra, todas as equipes enfrentam um novo desafio. Ninguém sabe onde elas estarão,” explicou. “Nosso desafio é maior do que o de qualquer outra equipe porque temos que fazer muito mais em menos tempo. Temos milhares de anos de experiência combinada na F1 entre os funcionários, mas menos de um ano trabalhando juntos como uma equipe.”
O primeiro objetivo da Cadillac será garantir que a equipe funcione sem problemas. Em seguida, o foco será a velocidade de melhoria, independentemente de onde eles iniciarem no grid.
🔗 Junte-se à nossa comunidade!
👉 Entre no nosso grupo no WhatsApp para receber novidades, trocar ideias e ficar por dentro de tudo em tempo real.
📺 E não esqueça de se inscrever no nosso canal no YouTube para vídeos exclusivos, curiosidades e muito mais!
