O Campeonato Mundial de Endurance (WEC) reintroduziu as regras para compensação de peso dos pilotos, que entram em vigor na abertura da temporada 2025 no Qatar, nesta sexta-feira. As mudanças buscam corrigir as desvantagens enfrentadas por equipes cujos pilotos possuem estaturas mais altas e/ou peso corporal superior ao da média, promovendo maior igualdade entre os concorrentes.
Essas normas surgem após os pilotos de ambas as classes, Hypercar e LMGT3, serem chamados a passar por uma pesagem durante o Prologue, evento realizado no Qatar na semana passada, como parte do processo de preparação para a temporada.
A principal alteração define o peso de referência da equipe em 82 kg. Assim, as equipes cujos pilotos possuam peso médio inferior a esse valor terão que adicionar lastro extra aos seus carros. O novo regulamento estabelece que o cálculo do peso compensado será feito com base na soma dos pesos dos três pilotos de cada equipe (considerando o peso de cada piloto com toda a sua roupa de segurança). Essa soma será dividida por três para se chegar à média.
Em relação ao carro, o peso mínimo compensado será ajustado separadamente para a Qualificação, no caso da classe Hypercar. O lastro deverá ser colocado em posições homologadas no carro e a distribuição de peso definida pela homologação deve ser rigorosamente seguida.
Para os carros da LMGT3, o lastro será posicionado na caixa de lastro dentro do cockpit.
Além disso, os delegados técnicos poderão realizar verificações aleatórias do peso dos pilotos até uma hora antes da qualificação. Caso algum piloto apresente peso inferior ao mínimo declarado, ele será penalizado, com um aumento no lastro compensatório de acordo com a diferença entre o peso medido e o peso declarado.
Com essas novas regras, o WEC busca melhorar a competitividade e garantir uma maior equidade entre as equipes durante a temporada 2025, proporcionando um cenário mais justo para todos os pilotos.