BMW Avalia Inscrição de Terceiro Carro no Le Mans com o M Hybrid V8
Após a confirmação de várias equipes como Wayne Taylor Racing, Action Express e Proton Competition, que solicitarão entradas para o Le Mans com seus carros do IMSA GTP, a possibilidade de uma terceira inscrição para a BMW permanece em aberto. No entanto, enquanto a marca bávara já teve planos com o M Hybrid V8 nos dois lados do Atlântico, a decisão final dependerá de uma avaliação cuidadosa, especialmente no que diz respeito aos aspectos financeiros.
Tradicionalmente, o fornecedor de serviços da BMW nos EUA, Rahal Letterman Lanigan (RLL), nunca levou seus carros à França, mantendo-se exclusivamente no mercado norte-americano durante sua participação no campeonato GTLM e agora na temporada de 2024 com o M Hybrid V8. Contudo, a situação parece estar mudando. O desempenho crescente da equipe WRT no WEC e o avanço do RLL em Daytona em 2024, somados à introdução de um importante ‘Joker’ focado no desempenho de frenagem, aumentaram as expectativas sobre o programa da BMW.
Em entrevista ao RACER, o chefe do BMW M Motorsport, Andreas Roos, comentou sobre a possibilidade de uma entrada adicional no Le Mans, mas destacou que a decisão depende de garantir o financiamento necessário. “Sempre é bom ter mais carros no grid, mas precisamos garantir o financiamento para isso. Estamos sempre analisando, mas é preciso ser realista”, explicou Roos.
Embora a entrada de um terceiro carro não seja garantida, o desempenho impressionante do BMW M Hybrid V8 no Rolex 24 Hours, no qual conquistou a pole position, marcou a volta mais rápida da corrida e se manteve na luta pela vitória geral até as últimas horas, certamente aumentou as chances de uma futura decisão positiva.
A inscrição de um terceiro carro no Le Mans adicionaria uma camada de complexidade à já desafiadora seleção da lista de entradas da ACO para a edição de 2025. Com apenas 62 vagas disponíveis e 47 delas já ocupadas pelas 36 equipes do WEC e 11 convidados automáticos de séries como ELMS e IMSA, o espaço restante é limitado. Além disso, muitos outros grandes nomes do automobilismo global estão disputando uma vaga no grid, o que torna a competição ainda mais acirrada.
A versão preliminar da lista de entradas para as 24 Horas de Le Mans 2025 deve ser publicada na próxima semana, e a expectativa é que as decisões em torno das equipes que ocuparão as últimas vagas sejam tomadas em breve.