A equipe de Fórmula 1 Alpine confirmou que a decisão sobre quem será o companheiro de equipe de Pierre Gasly na temporada de 2026 será tomada até novembro. A notícia foi revelada por um executivo da equipe durante o fim de semana do GP de Monza.
Enquanto Gasly já teve seu contrato renovado até 2028, a segunda vaga segue em aberto. Franco Colapinto, que assumiu a posição a partir do GP da Emília-Romanha, enfrenta dificuldades para somar pontos, em contraste com os 20 pontos conquistados por Gasly na temporada de 2025.
No entanto, o executivo da Alpine ressaltou a evolução do piloto argentino. “No momento, acredito que Franco está fazendo um bom trabalho. Ele era um pouco inexperiente no começo, como muitos dos novatos, pilotos jovens”, afirmou. A melhora de Colapinto é notável, e ele terá um prazo de “quatro ou cinco corridas” para demonstrar seu valor e impressionar a equipe antes que a decisão final seja tomada. O executivo completou: “Agora, nas últimas três, quatro corridas, ele está muito mais consistente, sem erros e talvez seja o Franco [que ficará em 2026], talvez a gente veja [outro piloto]”.
Com a saída de Valtteri Bottas, que assinou com a Cadillac, e a emergência de Paul Aron, piloto reserva da Alpine, como uma forte alternativa, a vaga se torna ainda mais cobiçada.