A Mercedes-AMG F1 finalmente virou a página em um de seus maiores dilemas de engenharia da temporada de 2025. Após semanas de frustração e análises complexas, a equipe de Brackley decidiu descartar a nova suspensão traseira que havia sido introduzida no GP da Emília-Romanha. A reversão para a versão antiga no Grande Prêmio da Hungria se provou uma decisão acertada, com George Russell conquistando um pódio e seu companheiro de equipe, Andrea Kimi Antonelli, voltando a pontuar.
O chefe da equipe, Toto Wolff, não hesitou em ser franco sobre o problema. Em uma declaração que ecoou a decepção da equipe, ele admitiu que as simulações digitais haviam falhado de forma esmagadora. “Fizemos simulações que se mostraram completamente erradas. A correlação do que a pista nos dizia para o que víamos no mundo digital simplesmente não funcionou,” afirmou Wolff. “Isso nos ‘derrubou’ a todos. É a complicação do que está acontecendo com o carro que não conseguimos ver. É como um interruptor de ligar e desligar.”
Andrew Shovlin, o diretor de engenharia de pista, complementou a avaliação, explicando a raiz do problema. Embora a nova suspensão apresentasse alguns pontos positivos em certos cenários, o custo-benefício não valia a pena. “Há áreas onde os pilotos dizem que o carro é definitivamente melhor com essa suspensão, mas quando se trata de estabilidade em curvas de alta velocidade, onde eles precisam carregar muita velocidade na entrada, eles não tinham a confiança para empurrar o carro como gostariam”, disse Shovlin. “Nós tentamos fazer coisas que melhoram o ritmo do carro, mas isso não aconteceu.” A equipe agora concentra esforços para entender a causa exata do problema, transformando um revés em uma valiosa lição para o futuro.
Com a performance renovada em Budapeste, a Mercedes demonstra que o caminho de volta pode ser mais simples do que o esperado. O foco agora é otimizar o pacote atual, buscando extrair o máximo de desempenho do carro até o final da temporada e, principalmente, aplicando os aprendizados para a criação do carro de 2026.
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