A Ford Performance anunciou que continuará apostando no Mustang GT3 como peça-chave no Mundial de Endurance da FIA (WEC), mesmo após a estreia de seu novo projeto Hypercar, que será lançado oficialmente em 2027. A montadora reafirma seu compromisso com a categoria LMGT3, estabelecendo uma presença duradoura nas corridas de endurance.
Segundo Mark Rushbrook, diretor global da Ford Performance, em entrevista à RACER, o plano é competir em duas frentes: manter o Mustang GT3 e introduzir o protótipo Hypercar como parte de uma expansão estratégica e de longo prazo.
“Nosso DNA está ligado à competição e à conexão entre pista e estrada. O Mustang GT3 é a materialização disso, pois sua carroceria nasce na mesma linha de montagem do modelo de rua, em Flat Rock, Michigan. Essa ligação direta com nossos veículos de produção reforça nosso comprometimento com o LMGT3”, explicou Rushbrook.
O novo Hypercar da Ford está sendo desenvolvido em parceria com a ORECA, que assumirá o projeto do chassi após finalizar o protótipo da Genesis, o GMR-001, que estreia em 2026. A Ford espera iniciar testes do seu modelo no ano seguinte, em preparação para o regulamento técnico que permanecerá válido até pelo menos 2032.
Rushbrook destacou que o novo cenário da categoria foi decisivo para a entrada da marca:
“Quando começamos a planejar o projeto Hypercar, os regulamentos tinham sido estendidos até 2029. Isso nos deu segurança para investir e competir por, no mínimo, três temporadas entre 2027 e 2029.”
Mesmo com a expansão global, a Ford reforça que a Multimatic Motorsports continuará sendo parceira no programa Mustang, enquanto a Proton Competition segue como cliente da marca no WEC.
“O GTD PRO nos permite desenvolver ainda mais o Mustang GT3. Temos uma parceria excelente com a Proton Competition, que corre no WEC com nosso carro como cliente. Mas nosso objetivo final no WEC é correr como equipe oficial, e o caminho do Hypercar é promissor”, acrescentou o executivo.
Apesar da ORECA estar envolvida com vários fabricantes — como Acura, Alpine, Genesis e Ferrari — a Ford acredita ter feito a escolha certa.
“A Multimatic é uma parceira extraordinária e seguiremos com ela no programa Mustang. Mas o histórico da ORECA em LMP2 fala por si. A Ford será o quarto projeto deles com um fabricante, e acreditamos que essa experiência se alinha bem com os nossos pontos fortes”, avaliou Rushbrook.
Hugues de Chaunac, presidente da ORECA, comentou sobre a nova infraestrutura da empresa, que inclui um grande centro técnico nas proximidades do Circuito Paul Ricard, na França:
“Queremos atuar no mais alto nível do automobilismo, como se fosse a Liga dos Campeões. Essa nova instalação nos dá as condições ideais para isso.”
O projeto segue avançando com o gerente de programa Dan Sayers, que já iniciou visitas à sede da ORECA e fará reuniões regulares com a base da Ford Performance nos Estados Unidos.
Por ora, a fabricante ainda não revelou detalhes sobre o design do carro, motor ou parceiro operacional. Quando questionado sobre o visual do futuro Hypercar, Rushbrook respondeu com objetividade:
“Nossa prioridade é vencer. Por isso, deixaremos o trabalho com os aerodinamicistas.”
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