A Juncos Hollinger Racing está buscando uma aliança técnica estratégica com uma equipe da F1 para fortalecer seu desempenho na Indy. Ao contrário de outros times que apostam em colaborações diretas com rivais da própria categoria, como a Meyer Shank Racing com a Chip Ganassi ou a AJ Foyt Racing com a Team Penske, a equipe americana pretende adotar um modelo inovador e internacional.
Brad Hollinger, coproprietário da equipe, tem direcionado seus esforços para além dos paddocks da Indy. Com um passado como sócio da Williams na Fórmula 1, Hollinger quer aproveitar os contatos e a experiência adquirida na categoria para formar uma ponte técnica entre a F1 e a IndyCar. Parte disso já se reflete na contratação de profissionais com passagem pela Fórmula 1, como o chefe de equipe Dave O’Neill.
A motivação principal está na limitação imposta pelo teto orçamentário da F1, implementado em 2021. Esse regulamento reduziu o número de profissionais nas equipes e restringiu o desenvolvimento interno de novos engenheiros e mecânicos. Isso abre uma brecha para que times como a Juncos Hollinger se tornem plataformas de formação e prática para jovens talentos técnicos.
“Por conta do limite de gastos na F1, existe uma oportunidade concreta de colaboração com alguma equipe da categoria. Isso permitiria que eles enviassem engenheiros e mecânicos mais jovens para cá, sem esbarrar nas limitações salariais ou regulatórias do teto”, explicou Hollinger ao site RACER.
Além da troca de pessoal, a Juncos Hollinger também projeta absorver conhecimento técnico de áreas nas quais a F1 é referência, como simulação, dinâmica de pneus e sistemas de amortecimento. A equipe planeja usar essas informações não apenas para melhorar o atual desempenho com o Dallara DW12, mas também para se preparar para o novo chassi da IndyCar, previsto para 2028.
“Há um enorme potencial para absorver o volume de pesquisa e desenvolvimento feito na F1. Dave [O’Neill] tem contatos importantes e eu ainda mantenho boas relações com a Williams. Não estamos dizendo que já temos uma equipe definida, mas essa é uma possibilidade real que estamos analisando com atenção”, concluiu Hollinger.
Com sede em Speedway, Indiana, e coadministrada por Ricardo Juncos, a Juncos Hollinger Racing espera com essa futura parceria elevar o nível técnico da equipe e tornar-se um centro de excelência para talentos e tecnologias entre as duas categorias.