Após mais um fim de semana de Fórmula E marcado por fortes chuvas, desta vez em Xangai, Maximilian Günther reforçou a necessidade de mudanças no fornecimento de pneus para a categoria. O alemão, vencedor da primeira corrida na China, destacou que o atual modelo de pneu único, fornecido pela Hankook, compromete o desempenho tanto em pista seca quanto molhada.
Na Fórmula E, os pneus utilizados atualmente precisam funcionar em todas as condições climáticas, o que exige um compromisso de performance. Günther reconheceu a dificuldade dessa missão:
“A fornecedora enfrenta um grande desafio, já que os compostos devem funcionar bem tanto no seco quanto no molhado. Isso significa abrir mão de desempenho em ambos os cenários, porque não é possível ser perfeito para as duas situações”, explicou.
Apesar de elogiar a evolução dos pneus para pista seca nesta temporada, o piloto observou as limitações em corridas com chuva intensa, como ocorreu em Xangai. “Na chuva, as coisas ficaram bem mais difíceis. A maioria conseguiu se manter na pista, mas foi um grande desafio”, comentou.
Para o futuro, Günther defende a adoção de dois tipos de pneus — um para pista seca e outro para condições molhadas —, exatamente o que está sendo planejado para a era Gen4, quando a Bridgestone assumirá como fornecedora oficial da categoria em 2026.
“Ter dois compostos ainda seria sustentável e permitiria que mostrássemos todo o potencial dos carros Gen4, que vão ter um salto de desempenho. No paddock, todos concordam que essa mudança é necessária”, afirmou.
O alemão acredita que pneus exclusivos para pista seca podem maximizar o espetáculo:
“Com um pneu dedicado ao seco, seria possível ver o verdadeiro potencial dos novos carros elétricos. E, claro, um composto de chuva traria mais segurança e competição em condições adversas”, completou.
Apesar dos desafios, Günther disse que ainda se divertiu pilotando na pista molhada:
“É complicado, exige muita precisão, mas é um desafio que gosto. Mesmo na chuva, continua sendo uma competição incrível”, finalizou.
A vitória de Günther veio no sábado, em pista seca, mas no domingo, sob chuva, ele acabou abandonando a corrida devido a problemas técnicos.
🔗 Junte-se à nossa comunidade!
👉 Entre no nosso grupo no WhatsApp para receber novidades, trocar ideias e ficar por dentro de tudo em tempo real.
📺 E não esqueça de se inscrever no nosso canal no YouTube para vídeos exclusivos, curiosidades e muito mais!