James Barclay deixará a Jaguar ao final da temporada 2025 da Fórmula E. A informação foi confirmada hoje pela própria montadora britânica, que informou que o dirigente sairá oficialmente da JLR Motorsport e da equipe Jaguar TCS Racing no dia 1º de agosto. O substituto ainda não foi anunciado.
Segundo comunicado da Jaguar Land Rover (JLR), Barclay assumirá “um papel empolgante fora dos negócios da JLR”. Ele atua como diretor administrativo da JLR Motorsport e chefe da equipe de Fórmula E desde 2015, quando assumiu o projeto da fabricante britânica para estrear na categoria elétrica na temporada 2016–17.
“James tem sido uma peça-chave na liderança da JLR desde 2013”, afirmou a empresa. Ele liderou o projeto de corrida elétrica da Jaguar, que conquistou seu primeiro título mundial desde 1991, com o campeonato de equipes da Fórmula E 2023–24. Sob sua gestão, a equipe somou 17 vitórias e 30 pódios, além de impulsionar o sucesso da Envision Racing, equipe cliente que também venceu um campeonato com motores da Jaguar.
Além do sucesso na Fórmula E, Barclay foi peça fundamental na criação do novo programa da marca Defender, que fará sua estreia como equipe de fábrica no Rali Dakar e no Mundial de Rally Raid da FIA a partir de 2026. Ele permanecerá no cargo até sua saída oficial em agosto.
A despedida de Barclay acontece um ano após a saída do diretor técnico Phil Charles, que deixou a Jaguar para integrar a DS Penske. Por enquanto, a montadora não tem previsão para o anúncio de um novo chefe de equipe.