A tradicional aliança entre Lola e Yamaha na Fórmula E está oficialmente renovada para os próximos anos. As duas marcas confirmaram, nesta quarta-feira (9), que continuarão juntas no desenvolvimento de trens de força elétricos para a categoria na nova era Gen4, que terá início na temporada 2026/27. Com o anúncio, ambas asseguram sua permanência no campeonato até pelo menos 2030.
A Lola já havia sinalizado seu comprometimento com a próxima geração de tecnologias da Fórmula E, mas a confirmação da Yamaha como parceira técnica ainda era aguardada. Agora, com o novo acordo firmado, a colaboração segue firme e projeta um futuro de inovações conjuntas no automobilismo elétrico.
Atualmente, a equipe Lola-Yamaha é representada pelos pilotos Lucas Di Grassi e Zane Maloney, e a dupla tem a missão de contribuir com o desenvolvimento competitivo dos sistemas de propulsão. Com o novo ciclo, a parceria se junta a outras fabricantes confirmadas para a Gen4, como Nissan, Jaguar, Porsche e Stellantis.
“Trabalhar junto com a Yamaha no desenvolvimento do trem de força que a equipe Lola Yamaha está usando atualmente na Fórmula E tem sido uma experiência mutuamente benéfica e positiva”, afirmou Till Bechtolsheimer, presidente da Lola.
Pelo lado da Yamaha, o diretor geral Heiji Maruyama reforçou o compromisso da empresa com a inovação: “A Yamaha está acelerando sua pesquisa e desenvolvimento para adquirir e aprimorar novas tecnologias essenciais que proporcionarão satisfação aos nossos fãs e contribuirão para a sustentabilidade no futuro.”
A temporada Gen4 da Fórmula E trará novos avanços em desempenho, eficiência e inovação elétrica, e promete ser um marco no automobilismo sustentável.