A partir da temporada 2025, marcada para começar em 28 de fevereiro, a NTT IndyCar Series permitirá que seus pilotos utilizem pela primeira vez a funcionalidade de auto-início oferecida pelos novos powertrains híbridos durante as paradas de box. A mudança segue o início da implementação dos sistemas de recuperação de energia (ERS) no meio do ano passado, durante o evento de Mid-Ohio, e faz parte das novas regulamentações híbridas da categoria.
Até então, o auto-início só era permitido em pistas de rua e circuitos mistos quando um carro parava devido a falha, permitindo que o piloto reiniciasse o motor sem a necessidade de uma intervenção da equipe de segurança, economizando tempo e evitando interrupções nas atividades de treino e corrida.
Nas paradas de box, o auto-início foi inicialmente proibido para dar às equipes tempo para se acostumar com o uso e a interação com os novos motores híbridos. Durante esse período, a equipe continuava usando o método tradicional, com um membro da equipe conectando um iniciador externo à caixa de câmbio para ligar o motor.
Com a nova permissão, os pilotos poderão usar a função de auto-início para acelerar o processo e retomar a corrida mais rapidamente. No entanto, equipes ainda podem optar por usar o método manual se desejarem.
A temporada passada registrou uma infração de auto-início ilegal de Colton Herta, da Andretti Global, durante uma parada de box, quando o piloto usou o MGU para reiniciar seu motor antes que sua equipe pudesse realizar o procedimento. A manobra, que economizou tempo, foi neutralizada pela IndyCar, com a ordem para Herta ceder uma posição na pista como penalização.
Ainda assim, a IndyCar manteve uma restrição para os ovais, onde, devido ao risco aumentado de acidentes, a equipe de segurança AMR continuará sendo responsável pelo processo de reinício dos motores.
🔗 Junte-se à nossa comunidade!
👉 Entre no nosso grupo no WhatsApp para receber novidades, trocar ideias e ficar por dentro de tudo em tempo real.
📺 E não esqueça de se inscrever no nosso canal no YouTube para vídeos exclusivos, curiosidades e muito mais!
