A equipe Lola Yamaha Abt enfrentará uma penalização de 20 posições no grid de largada para a primeira corrida do E-Prix de Jeddah, após uma violação técnica nos selos dos motores elétricos (MGU). Ambas as entradas da equipe, com Lucas di Grassi e Zane Maloney, foram penalizadas devido à quebra dos selos dos motores, o que foi interpretado pelos comissários como “troca de peça”, em desacordo com as regulamentações da Formula E.
Os comissários esclareceram que, devido a diversos problemas técnicos enfrentados pela equipe com os MGUs em corridas anteriores, a Lola Yamaha Abt solicitou permissão ao Delegado Técnico para quebrar os selos e realizar verificações de segurança, a fim de resolver a situação. Este procedimento foi considerado irregular e resultou nas penalidades para ambos os pilotos.
Com o grid da Formula E sendo composto por 22 carros, a aplicação integral da penalidade (20 posições) não será possível. Por isso, conforme as regras da categoria, a penalização será ajustada com uma penalidade de drive-through, ou uma penalidade de stop-and-go, dependendo da posição de cada piloto na largada.
Desafios da temporada para a Lola Yamaha Abt
A equipe Lola Yamaha Abt tem enfrentado um início difícil de temporada, com Zane Maloney alcançando a 12ª posição na corrida de abertura em São Paulo, antes de terminar em 15º na corrida em Cidade do México. Já Lucas di Grassi teve um desempenho ainda pior, com abandonos em ambas as provas e classificação em 20º no último evento.
No fim da primeira sessão de treinos livres para o E-Prix de Jeddah, Maloney terminou em 20º, enquanto di Grassi ficou em 21º, ambos enfrentando problemas de ajuste no carro. Antes desta sessão, Tatiana Calderón, que participou da Rookie Free Practice, ficou em 10º entre 11 pilotos.
Este cenário coloca os dois pilotos da Lola Yamaha Abt em uma situação complicada para a próxima corrida, que promete ser mais um desafio para a equipe.