O diretor de design de carros da Mercedes, John Owen, decidiu deixar seu cargo na equipe de F1. A confirmação foi feita pelo próprio time nesta terça-feira (20), encerrando uma trajetória de mais de 17 anos ao lado da escuderia de Brackley.
De acordo com a equipe, Owen tomou a decisão de fazer uma pausa na Fórmula 1 e ajudará na transição de seu sucessor antes de iniciar seu período de licença no final deste ano.
Trajetória de sucesso desde a era Honda
Owen ingressou na equipe de Brackley em 2007, ainda na época da Honda, e foi parte integrante dos oito títulos de construtores da Mercedes (2014-21) e dos sete campeonatos de pilotos (2014-20). Tendo atuado anteriormente como aerodinamicista na Sauber, Owen permaneceu na campanha vencedora do título de 2009 da Brawn GP como aerodinamicista principal.
O britânico foi posteriormente nomeado designer-chefe quando a equipe foi comprada pela Mercedes e ficou responsável pelo design de cada um dos 17 carros de F1 da marca, incluindo o W17 de 2026.
“Desejamos a John tudo de bom para o futuro e agradecemos por seu papel considerável no sucesso da equipe”, diz a declaração da Mercedes.
“A função de John será preenchida por meio de uma promoção interna. Giacomo Tortora (atualmente diretor de engenharia) se tornará o novo diretor de design de carros da equipe, com o diretor técnico adjunto Simone Resta supervisionando esse grupo”, completou o comunicado.